História

Duas jovens senhoras, Giseli Maria Barbosa Pezzo Beraldo e Isabel Francisca B. Fragão Silva, incomodadas com a enorme quantidade de meninos e meninas, muito carentes, que perambulavam sujos pelas ruas, numa faixa etária de 07 a 14 anos, parando nos estabelecimentos comerciais, residências e bares, ao longo do dia e da noite, pedindo comida, dinheiro e etc., resolveram que deveriam fazer alguma coisa para a inclusão destes menores na Sociedade. Eram crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade oriundas de famílias muito problemáticas e de situação financeira menos favorecidas com graves problemas sociais.

Resolveram com auxilio de outras amigas que se sensibilizaram com o projeto, fundaram uma entidade social beneficente, sem fins lucrativos, com o objetivo de fazer as inclusões sociais destas Crianças e Adolescentes, objetivando primeiro dar-lhes proteção e tentar reconduzi-los á umas vidas dignas, com liberdade e responsabilidade, fazendo com que as mesmas pudessem vislumbrar um futuro melhor.

Após visitarem uma Entidade similar, na cidade de Osvaldo Cruz de onde trouxeram toda a orientação para este fim, criaram o primeiro Estatuto e cuidaram de toda documentação para colocar esta Entidade em funcionamento que passou a chamar: Oficina Educacional da Criança e do Adolescente de Novo Horizonte- O.E.C.A.

No ano 1999, a O.E.C.A iniciou realmente seus trabalhos numa casa gentilmente cedida pelo Sr. Farid Jacob, um novorizontino muito preocupado com este segmento e nos apoiando em tudo que precisávamos para montar esta primeira Sede da O.E.C.A. Uma vez montada esta Entidade, a mesma foi posta em funcionamento em Março de 1999, com a indicação do Conselho Tutelar das primeiras 23 crianças e adolescentes, esta Entidade iniciou seus trabalhos. Houve necessidade de distribuí-los em dois períodos: um matutino, aonde estas crianças e adolescentes, vinham de suas casas direto para entidade e lá recebiam higiene tanto corporal, quanto odontológica, aulas de comportamento recebiam duas refeições diárias, cedidas pela cozinha Piloto da Prefeitura, aulas de reforço escolar, acompanhamento da freqüência ás aulas junto as Diretoras das Escolas, aulas de canto, desenho, esportes, recreação e após o término deste período, já alimentadas, iam para suas Escolas.

No período vespertino, esta entidade recebia a segunda turma de crianças e adolescentes, que vinham direto das Escolas e lá chegando, também recebiam todo o programa dado no período matutino, além de mais duas refeições. Desta forma, a rotina da Oficina Educacional foi se estruturando com erros e acertos e muita união e amor com este trabalho concretizando os objetivos propostos.

Ao longo do ano, muitas alterações foram feitas em todos os setores que necessitaram inclusive grandes modificações na área burocrática. Atualmente a O.E.C.A, passou a ser Associação tem a sua sede própria , construída para atender até 200 Crianças e adolescentes. A O.E.CA, tem atualmente, 07 funcionários contratados, e 61 crianças e adolescentes de 07 a 14 anos , uma rotina já estabelecida com sucesso.Temos vários projetos em execução e temos a Inclusão digital que nos é totalmente doada pela MICROLINS e nossa Clientela de 13 a 14 anos saem da O.E.C.A com o curso profissionalizante desta renomada empresa.

Ao longo destes anos, conseguimos obter os títulos de Utilidades Pública Municipal, Estadual e Federal, Inscrição na Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Assistência Social-Seads e no Pró- Social. A construção desta Sede Própria que iniciou em 2004, foi totalmente doada por pessoas físicas e jurídicas, desde a planta, a execução da obra até o final que se deu em Dezembro de 2007. Ela está em um terreno cedido pela Prefeitura, em regime de Comodato.

Temos tido a satisfação de perceber a evolução nas escolas, na área comportamental destas crianças que, já passaram nesta Associação e que conseguiram evitar a marginalidade e tem perspectiva de vida das mais sérias. Esta Associação pretende aumentar as vagas, gradativamente, em médio prazo. Enfim, este trabalho é extremamente gratificante, mas necessita de muitos parceiros para ajudar esta Diretoria a continuar a melhorar cada vez mais o seu atendimento








Copyright© 2011 Todos os direitos reservados
Oficina Educacional da Criança e do Adolescente de Novo Horizonte
Desenvolvimento